Fotógrafo: Quais as fases pelas quais esse profissional deve passar até conquistar o reconhecimento?

 

Ganhar a vida realizando cliques é um sonho para quem ama fotografia, isso porque, tem a possibilidade de atuar em diversos nichos, seja moda e beleza, agência de turismo, natureza, eventos, etc., são inúmeras as possibilidades. No entanto, é preciso passar por certas fases antes de se tornar um fotógrafo profissional e reconhecido no mercado.

Você deseja saber como conquistar o reconhecimento e obter ótimos retornos financeiros como fotógrafo profissional? Confira a seguir quais as fases devem ser percorridas para chegar onde deseja:

Fases de conversão do fotógrafo profissional

Existem vários estágios pelos quais uma pessoa geralmente passa antes de se tornar um fotógrafo profissional e atuar na realização de fotos para revistas, ensaio gestante, fotos para redes sociais, etc.





Fase 1. O descobrimento

É a etapa em que temos nosso primeiro contato com o mundo da fotografia. Geralmente coincide com o momento em que você compra sua primeira câmera digital e começa a experimentá-la.

Como se fosse uma fase de paixão, você começa a sentir como um sentimento motivador pela fotografia e percebe como seus cliques melhoram a cada dia descobrindo novos recursos.

Fase 2. Fotógrafo amador

Esta fase é a do iniciante. Você parou de usar o modo automático da câmera e já tem alguma confiança em configurar os parâmetros da câmera para diferentes tipos de fotografia, como paisagem ou retrato.

Você costuma levar sua câmera com você em eventos ou viagens especiais e já começou a expandir seu equipamento com um bom tripé, várias lentes e eventual acessório.

Fase 3. Fotógrafo esporádico

Essa etapa já está um pouco mais avançada. Você já é fotógrafo amador há alguns anos e aproveitou ao máximo sua primeira câmera. Na verdade, você provavelmente já comprou uma câmera de última geração e tem algumas lentes e alguns acessórios.

Você já está começando a ser o fotógrafo oficial dos eventos importantes de sua família e amigos e já começou a organizar suas próprias sessões de fotos. A fotografia fornece renda, mas você ainda tem seu outro emprego estável. Você está presente nas redes sociais ou até mesmo em um site onde pode enviar seu trabalho.

Fase 4. Fotógrafo Semi-Profissional

Aqui já se dedica à fotografia, sendo esta a sua principal fonte de receitas. Você tem um estudo e / ou um site muito elaborado, presença em redes sociais e um plano de marketing eficiente. Da mesma forma, você tem um plano de negócios sólido e se administra de forma eficaz.

Agora você já tem uma certa imagem e reputação entre os fotógrafos ao seu redor e as pessoas estão começando a procurá-lo para pedir orçamentos para sessões de fotos. Seu equipamento fotográfico é muito amplo e de qualidade, você sempre aproveita para investir em novos materiais que melhoram ainda mais a qualidade do seu trabalho.

Fase 5. Fotógrafo profissional

Esta é a fase do fotógrafo estabelecido. Para chegar aqui, são necessários anos de experiência como fotógrafo semi-profissional, conhecimento teórico e portfólio.

Você sabe que chegou a esse estágio quando tem tanto trabalho e não param de chegar novos pedidos de orçamento, e pode acabar contratando fotógrafos para ajudá-lo.

O equipamento fotográfico é tão extenso e a experiência tal que não é um problema. Além disso, por ser um trabalho bem sucedido e sem altos e baixos, você pode renovar e aprimorar continuamente o material para estar sempre atualizado em tecnologia.

Agora que sabe quais as fases que um fotógrafo enfrenta antes de se tornar profissional? Que tal aproveitar o conteúdo de plataformas online, cursos introdutórios gratuitos e ir praticando?

Dicas – Juliana Ferrari


0 Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook