Causas e cuidados para unhas fracas

Muitas mulheres se queixam por ter unhas fracas, que se quebram com facilidade e não crescem como gostariam, mas, o que poucas sabem é que esse problema tem solução e que os cuidados são mais simples do que parecem. Neste artigo falaremos sobre as possíveis causas e daremos algumas dicas de cuidados para unhas fracas.


Nossas unhas são compostas pela proteína queratina, elas necessitam de vitaminas e minerais para seu crescimento e reparação, além de alguns cuidados básicos que podemos ter no dia a dia, para poder esbanjar unhas decoradas, fortes e saudáveis.

CAUSAS: Os motivos para a fragilidade das unhas podem ser internos ou externos.

Internos: Dieta pobre em vitaminas e mineral, desidratação, doenças como anemia, má circulação, diabetes e problemas com tireóide.

Externos: Produtos químicos, acetona, roer as unhas, usá-las como objeto.


CUIDADOS: Com alguns cuidados simples é possível diminuir a fragilidade das unhas e risco de quebra.

Alimentação
Inclua em sua dieta alimentos ricos em vitamina A, B, C e E, minerais como ferro e zinco, colágeno e proteínas. Lembre-se de beber ao menos 2 litros de água, pois, a água é muito importante para o bom funcionamento de todo organismo.

Acetona
A substância da acetona é forte e agressiva as unhas, pode-se notar isso, quando ao usá-la para retirar o esmalte, deixa manchas esbranquiçadas nas unhas. Opte por usar removedores de esmalte a base de óleos, hidratam as unhas ao mesmo tempo em que removem o esmalte das unhas.

Produtos químicos
Produtos como detergentes, cândidas e cloro, desgastam as unhas e são agressivos a ela, enfraquecendo suas matrizes e as deixando mais fracas. Use luvas de silicone ou borracha ao realizar tarefas que necessitem do uso desses produtos.

Esmaltes e unhas postiças
As unhas assim como qualquer parte do nosso corpo, precisam respirar e se recuperarem. Fique ao menos dois dias, sem o uso desses produtos nas unhas.

Fortalecedores
Use base fortalecedora, como “casco de cavalo”, antes de realizar a esmaltação. É possível produzir o seu fortalecedor com uma receita caseira simples, basta colocar um dente de alho picado, dentro de um vidrinho de base, aguardar por 24 horas e depois usar como de costume.

Exposição
Evite deixar as unhas submersas em água por um longo período de tempo, pois, elas absorvem o líquido, ficam macias e moles, podendo enfraquecer e se tornarem quebradiças. Na hora do banho evite água muito quente, opte por água morna.

Hábitos
Roer as unhas ou usá-las como objeto para abrir potes, latas e digitar, força suas matrizes e as deixam fracas e quebradiças. Portanto, evite – os e para o caso de roer unhas, carregue consigo sempre uma goma de mascar para usar quando sentir vontade.

Formato
Para unhas que são muito fracas, o formato arredondado ou amendoado é o melhor, pois, evita que as unhas enganchem ou se quebrem facilmente.

Lixas de unha
Procure lixar as unhas sempre na mesma direção, para evitar seu desgaste e quebra. Procure por lixas específicas, para o que for fazer nas unhas.

Suplementos
Você também pode complementar sua dieta, com suplementos à base de Biotina para unhas fracas. Mas, não deixe de consumir os alimentos necessários, pois, os suplementos não substituem a carência de alguns nutrientes necessários para reparação e crescimento das unhas.

Orientação médica
Se as suas unhas estiverem com manchas e o problema com unhas fracas persistirem, mesmo tomando os devidos cuidados, é necessária a consulta com um médico dermatologista, que irá avaliar seu caso e identificar a possível causa.

Seguindo esses cuidados aliado a uma boa alimentação, é possível ter unhas fortes e saudáveis como sempre desejou.


13 Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook